Ferramenta de percussão: o Maço

30nov08

maco3 Arquivo PDF
Maço ou macete (mallet), tenho um feito ao estilo do tradicional maço europeu, de cabo cunhado, o que proporciona muita segurança. O cabo é preso na cabeça através de um furo passante, e este furo limita a passagem do cabo em sua extremidade mais grossa. Por isso jamais uma cabeça deste modelo irá escapar num golpe, a menos que esteja fraturado.
maco1
Os maços tradicionais europeus, entre outras espécies de madeira podem ser de pinho, faia, maple ou carvalho, conforme seu peso e utilização. Quando construí este modelo, sua cabeça era de Roxinho (Peltogine spp.), madeira dura e pesada. Após longo tempo de trabalho sua cabeça fraturou, e procurei usar uma madeira mais resistente, o Ipê tabaco (Tabebuia alba), que possui, entre outras qualidades uma fibra longilínea.  Tenho hoje um maço mais pesado e mais duradouro. Esta experiência também sugeriu o melhor sentido das fibras das madeiras, de maior resistência ao impacto.

maco6

O cabo fiz com pinho de araucária (Araucaria angustifolia), espécie de madeira suficientemente dura para resistir aos golpes e absorver a vibração. É importante ter em conta que os anéis anuais estejam paralelos em relação ao sentido da cabeça do maço (sentido de golpe), garantindo maior resistência do cabo. Este detalhe também se estende aos cabos de martelos e machados.

maco41

Os anéis anuais da cabeça devem ficar atravessados em relação ao cabo, posição que deve oferecer maior resistência.

maco3

A inclinação do topo da cabeça do maço apura o golpe, aliviando a posição do punho; é uma propriedade ergonômica desta ferramenta, que a torna mais confortável e menos fatigante.

maco21

Desbastar as arestas do cabo permite maior conforto, e evita bolhas nas mãos. Manter as arestas no final do cabo evita que a ferramenta escorregue durante o trabalho.
O maço deve ser preservado apenas com óleo de linhaça, passado eventualmente uma ou duas vezes ao ano.

maco8


Quem quiser seu desenho, é só baixar o arquivo PDF no início deste artigo e boa diversão!

– Diego de Assis

ATENÇÃO

Diversos procedimentos de oficina oferecem riscos. Por isso devem acompanhar o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual): óculos de proteção, máscara contra pó, protetores auriculares, entre outros dispositivos de segurança. Apenas pessoas capacitadas devem operar máquinas e ferramentas de corte; ao contrário estarão sujeitas a acidentes graves.

Anúncios


No Responses Yet to “Ferramenta de percussão: o Maço”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: