Museu Virtual

Entre outras coisas de madeira coleciono e reproduzo ferramentas antigas de marcenaria. A maioria encontro em feiras no Rio de Janeiro. Algumas possuem marcas no cepo ou na lâmina, indicando possíveis procedências, todas em condições de uso.  São ferramentas que contam histórias, representantes do passado de antigos artesãos.

Guilherme ou Plaina rebaixadeira. Rabbet, cepo de faia. Ferramenta de corte que serve para desbastar ranhuras, regular espigas, etc.

Cepo ou Bastão. Moulding plane, Isaac Greaves Sheffield, inscrição na lâmina. Serve para entalhar canaletas, molduras, etc.

Cepo ou Plaina de moldarMoulding plane, JB Hanenclever  Sohns Remscheid, inscrição no cepo. Serve para moldar bordas e molduras.

Cepo ou Plaina de moldar. Moulding plane, serve para moldar bordas e molduras.

Goveta ou Goivete. Plough plane, Luckhaus & Günther, inscrição no cepo.

Plaina de chifre. Roughing plane, serve para retificar e alisar peças.

Plaina de chifre. Roughing plane, Arwey, inscrição na lâmina. Serve para retificar e alisar peças.

Plaina de chifre. Roughing plane, Luckhaus & Günther, inscrição na lâmina. Serve para retificar e alisar peças.

Plaina de afagar. Smoothing plane, Isaac Greaves Warranted Steel, inscrição na lâmina. Cepo de jacarandá. Serve para retificar e alisar peças.

Rabote. Try plane, Greaves & Sons, inscrição na lâmina. Serve para retificar e alisar peças.

Plaina de afagar. Smoothing plane, Greaves & Sons, inscrição na lâmina. Serve para retificar e alisar peças.

Plaina de afagar. Smoothing plane, Arwey, inscrição na lâmina. Cepo de Gonçalo Alves. Serve para retificar e alisar peças.

Plaina de volta ou Francesa. Circular plane, Stanley #113, serve para aplainar superfícies curvas, côncavas ou convexas.

Enxó. Adz, usado em carpintaria, serve para o entalhe de grandes peças como postes, vigas, embarcações, etc.

Enxó. Adz, usado em carpintaria, serve para o entalhe de grandes peças como postes, vigas, embarcações, etc.

Bedame 3/8″. Pig sticker, Margreaves Sheffield Steel, inscrição na lâmina. Punho de imbuia. Serve para abrir caixas (furas) para encaixes de espiga.

Serra-faca. Dovetail saw, punho de faia. Usado em marcenaria, serve para cortes de precisão.

Serra de arco ou serra de traçar. Bowsaw, em ipê. Usado em carpintaria.

Esquadros. Square, Stanley, cepos de jacarandá. Serve para aferir e marcar o ângulo reto.

Cintel. Compass, serve para marcar e cortar arcos e circunferências.

                                                           Reproduções 

Plaina de afagar. Smoothing plane, reproduzido a partir de projeto da revista Popular Mechanics. Cepo de roxinho, lâmina Stanley.

Conjunto de plainas reproduzidas a partir de projeto da revista Popular Mechanics. Cepos de roxinho, lâminas Stanley.

Graminho. Gauge, reproduzido a partir de projeto do manual Carpintería Creativa. De peroba-do-campo com espelho de jacarandá. Serve para marcar linhas paralelas.

Graminho duplo. Mortise gauge, reproduzido a partir de projeto do graminho tradicional inglês. A regulagem dos ferrões é feita por uma tarraxa na extremidade da régua. De peroba-do-campo e jacarandá. Serve para marcar linhas paralelas.

Graminho. Gauge, modelo exclusivo, em pau-marfim e jacarandá. Serve para marcar linhas paralelas.

Faca de tanoeiro. Draw-knife, modelo exclusivo. Lâmina de aço carbono usinada (mola de Fusca), com punhos de imbuia. Para entallhe em geral.

Formão. Chisel, de 1-1/2″, lâmina recuperada com punho torneado em imbuia. Formão. Chisel, de 3/4″, lâmina de aço carbono usinada (mola de Fusca) e punho torneado em imbuia. Para entallhe em geral.

Macete. Mallet, reproduzido a partir de projeto do macete tradicional europeu. Cabeça de ipê e punho de pinho. Serve para percutir formões e bedames, ajustar encaixes, etc.

Grampos. Clamps, reproduzido a partir de projeto do grampo tradicional europeu. Mandíbulas e punhos de imbuia. Serve para fixar peças.

Serra de arco  (ou serra de armas, serra de traçar).  Bowsaw, reproduzido a partir das instruções de Tage Frid, em peroba-do-campo e cedro. Usado em marcenaria.

Serra de arco (ou serra de armas, serra de rodear). Turning saw, reproduzido a partir de projeto da serra tradicional inglesa, em peroba-do-campo. Usado em marcenaria.

 

 


No Responses Yet to “Museu Virtual”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário